Curitiba cria a Patrulha de Proteção Digital para combater crime contra crianças e adolescentes
- VANDERLEI CARON

- 28 de out.
- 2 min de leitura
Curitiba dá um passo importante na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Com o lançamento da Patrulha de Proteção Digital, a Guarda Municipal assume um novo papel: o de vigiar, orientar e prevenir riscos que antes pareciam invisíveis — aqueles que surgem por trás das telas.

A iniciativa, pioneira no Brasil, reforça a confiança no trabalho da Guarda, que amplia seu alcance para além das ruas. O grupo de agentes especializados vai monitorar comportamentos suspeitos nas redes sociais, jogos e plataformas online, atuando para identificar situações de assédio, aliciamento, exploração sexual, cyberbullying e fraudes virtuais. Tudo isso sob a coordenação do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou a dimensão inédita do projeto:
“É a primeira Guarda Municipal do país que realiza esse monitoramento para prevenir os crimes cibernéticos, para proteger e cuidar, principalmente das crianças e adolescentes. A patrulha também vai desenvolver um trabalho educativo, com orientações aos pais, professores, crianças e adolescentes.”
Mais do que um trabalho de vigilância, a Patrulha traz um olhar educativo. A equipe da Guarda utilizará lives, campanhas e conteúdos informativos para conscientizar famílias e escolas sobre os riscos digitais e boas práticas de segurança na internet.
A atuação será preventiva, com integração direta ao Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Federal e órgãos de proteção à infância. Essa rede de cooperação amplia o alcance das ações, reforçando o compromisso de Curitiba com a segurança integral da juventude.
No primeiro levantamento realizado, a patrulha já identificou dois adolescentes em situação de risco, usando redes sociais para exibir práticas perigosas e vandalismo em ônibus da cidade. O caso foi encaminhado às autoridades competentes — um sinal de que o trabalho da Guarda, agora também digital, está atento, preparado e presente onde as ameaças se escondem.
A Patrulha de Proteção Digital simboliza uma nova fronteira da segurança pública: a que protege o cidadão antes que o perigo aconteça — mesmo quando ele está a um clique de distância.




Comentários