top of page

Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba volta à capital paranaense com programação a partir de 14 de junho de 2026, marcando sua 16ª edição. Reconhecida pelo diálogo entre linguagens diversas e pela atenção às questões que atravessam a produção artística atual, a Bienal reafirma seu papel como espaço de intercâmbio cultural e reflexão crítica sobre o presente.


ree

O evento apresentará grandes exposições de artistas consagrados, em nível nacional e internacional, e seguirá incentivando novas gerações com o CUBIC (Circuito Universitário da Bienal de Curitiba). Uma celebração das artes visuais que também valoriza as inter-relações entre diferentes comunidades, ciência e inovação.


Criada em 1991, com sua primeira edição em 1993, a Bienal Internacional de Curitiba já exibiu trabalhos de milhares de artistas de mais de 70 países, consolidando a cidade como referência internacional em arte contemporânea. Ao ocupar museus, centros culturais e espaços urbanos, o evento amplia o acesso do público e estabelece novas conexões entre arte e sociedade.


Com mais de 30 anos de história, a Bienal se consolidou como um dos principais eventos de arte da América Latina. Em 2019, sua 14ª edição, sob o tema Fronteiras em Aberto, reuniu 461 artistas de cinco continentes e recebeu cerca de 1 milhão de visitantes em diferentes cidades brasileiras e internacionais. Já contou com nomes como Marina Abramović, Louise Bourgeois, Julio Le Parc e Adriana Varejão, além de ter sido premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte em 2011 e 2017.


Após a edição online de 2021, a Bienal retorna em 2026 ao formato presencial.

Mais informações sobre a programação e a equipe curatorial serão divulgadas em breve no site www.bienaldecuritiba.org e no Instagram @bienaldecuritiba.

Comentários


bottom of page